terça-feira, 30 de agosto de 2011

PENAMACOR À BEIRA DA FALÊNCIA

Penamacor é a única autarquia do distrito de Castelo Branco que faz parte da lista das 24 câmaras municipais do país à beira da ruptura financeira. A lista, publicada pelo Jornal de Notícias de domingo, é da Direcção Geral das Autarquias Locais e é a mesma que, segundo o jornal, a troika está a monitorizar em permanência.

Os números da Degal apontam os valores da dívida das autarquias em 31 de Dezembro último e a receita efectiva do exercício do ano passado, Assim, a câmara de Penamacor registava no final do ano uma taxa de endividamento de 101% das receitas do ano 2010 de 9,7 milhões de euros.

No distrito da Guarda são três os municípios que integram a lista: Seia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres, sendo este último o pior da lista.

Segundo o jornal, Fornos de Algodres é o caso mais dramático. O município, do distito da Guarda, apresentava no final de 2010 uma taxa de endividamento de 547% das receitas efectivas desse ano.

Para deitar mãos ao problema, o governo prepara-se para mudar o modelo do poder local no âmbito da reforma administrativa que Miguel Relvas apresentará esta semana.

Segundo o JN, a reforma não passará por uma redução do número de autarquias, como é defendido pela troika, mas por um novo modelo que favoreça a intemunicipalidade, isto é, o aproveitamento por parte de várias autarquias de serviços que actualmente são exclusivos,

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: