segunda-feira, 27 de junho de 2011

PENAMACOR: NOVA OFERTA FORMATIVA

No próximo ano lectivo, a escola EB 2/3 Ribeiro Sanches, em Penamacor, não vai disponibilizar novas vagas para o primeiro ano do curso profissional de técnicos de energias renováveis. A decisão fica a dever-se à diminuição de procura por parte dos alunos.

Em 2011/2012, a escola avança para uma nova oferta formativa destinada a técnicos de turismo ambiental e rural

"É uma área em que o concelho tem que apostar. Vamos continuar a ter o 2º e 3º anos do curso de energias renováveis, mas não abrimos para o 1º ano, pensamos que o mercado está saturado", refere a directora do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, em Penamacor.

Helena Pinto lamenta que não tenha existido um maior cuidado, por parte do ministério da educação (ME), na distribuição de ofertas formativas pelas escolas do distrito de Castelo Branco

"O curso das energias renováveis foi aberto em várias escolas da região. Não houve a preocupação por parte do ME de tentar distribuir as ofertas pelos locais do distrito de moda a dar possibilidade a todos os estabelecimentos de ensino de funcionar com um curso. Ficaram a ganhar as escolas das zonas urbanas e a perder escolas localizadas em concelhos como o de Penamacor com pouca população", refere aquela responsável.

Autores: Paulo Pinheiro e Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: