terça-feira, 28 de junho de 2011

Penamacor - A Escola Ribeiro Sanches em Acção Solidária

Um grupo de alunos, desenvolveu ao longo deste ano lectivo, um projecto pioneiro no concelho de Penamacor, chamado de “A Escola em Acção Solidária”, que teve como objectivo, detectar, analisar e solucionar problemas de famílias carenciadas.

A Escola Ribeiro Sanches de Penamacor, acolheu no passado dia 21 do presente mês, uma acção de sensibilização, acerca do projecto “ A Escola em Acção Solidária” coordenado por um grupo de alunos, visando este a promoção de melhores condições de vida a famílias carenciadas do Concelho de Penamacor, sendo considerado um projecto pioneiro no Distrito.

Um grupo de alunos, desenvolveu ao longo deste ano lectivo um projecto pioneiro no concelho de Penamacor, este chamado de “A Escola em Acção Solidária”, que teve como objectivo, detectar, analisar no terreno e solucionar vários problemas de famílias carenciadas do concelho, tendo sido identificadas, três famílias. À família Cardoso foi solucionado o problema que a família tinha, que residia na carência de mobiliário de quarto e electrodomésticos. Para o efeito associaram – se ao projecto a JOM, que doou o mobiliário para o quarto das jovens estudantes e um empresário de Aldeia do Bispo, “O Licas” que ofertou electrodomésticos, que satisfarão as necessidades, desta família.

Para as restantes duas famílias estão-se ainda a encontrar alternativas, sendo pedido o apoio de pessoas e empresas interessadas em colaborar, principalmente ao nível da construção civil, uma vez que é premente a realização de algumas obras nas suas residência que permitam satisfazer minimamente as condições básicas de vida.

Para culminar com uma melhor apresentação deste projecto, foi na terça-feira, 21, desenvolvida uma acção de sensibilização no auditório da Escola Ribeiro Sanches de Penamacor, com o intuito de se apresentar a toda a comunidade a objectividade deste tipo de projectos, contado com a presença do Coordenador do Núcleo de Castelo branco, Coronel José Augusto Alves, da EAPN – Rede Europeia de Anti-Pobreza, que apresentou a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que se centrou na sensibilização dos jovens para o problema da pobreza e da exclusão social. Este responsável identificou ainda o projecto desenvolvido por estes alunos, como muito relevante no distrito, por ser pioneiro e inovador. O referido projecto já está a dar os seus frutos e que são muito positivos, incentivando-se os jovens em concreto a uma cidadania solidária. Ficou ainda prometido um possível alargamento deste projecto, com a divulgação do mesmo pelos alunos coordenadores do mesmo, a outras escolas do distrito, como sugestão, através da sua apresentação a outros colegas de escolas vizinhas.

Para o professor Jorge Micaelo, mentor do projecto, torna-se totalmente relevante, neste período de dificuldades devido à crise em Portugal, projectos como o que os alunos de Penamacor estão a desenvolver, demonstrando muito contentamento pela aderência por parte dos estudantes.

Já Renato Silva, que não é novato nestas lides, de campanhas de solidariedade incentivou os colegas, a participarem nestas causas e transmitiu – lhes que “um dia mais tarde, talvez daqui por 2 ou 3 anos, gostava de ver alguns de vós, no lado de cá, no meu lugar, é muito importante a vossa despertância para projectos deste carisma”, frisou aos colegas.

No final da acção foram ofertados três cabazes com produtos alimentares, às três famílias representadas na acção, ficando prometida a continuidade do projecto, aquando do regresso às aulas e um acompanhamento durante o período de férias lectivas de modo a observar as possíveis alterações que se possam verificar.



Autor: Renato Silva in "Jornal Cinco Quinas"

Sem comentários: