quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vale da Senhora da Póvoa presta homenagem póstuma a António Pires Carrilho


Já foi feita a placa toponímica que substituirá a existente, no Largo das Festas de S. Tiago. Este painel toponímico foi executado por Maria do Carmo Mugeiro, artesã, natural desta aldeia.

No próximo dia 24 de Abril, Domingo de Páscoa, vai ser prestada homenagem póstuma a António Pires Carrilho, autarca desta freguesia desde 1976 a 2002, conforme decidido pela Assembleia da Freguesia desta localidade, em sessão ordinária do dia 22 de Setembro de 2010, que, dando seguimento à petição apresentada por Joaquim Adelino no sentido de se prestar homenagem ao ex-presidente da Junta de Freguesia, António Pires Carrilho, e que a mesma seja levada a efeito atribuindo o seu nome ao actual Largo das Festas.
António Pires Carrilho cumpriu comissão militar obrigatória na Guerra do Ultramar em Angola. Pertenceu à Companhia de Caçadores 448 e no dia 21 de Fevereiro de 1965, numa emboscada, foi ferido tendo-lhe sido amputada uma perna. Foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª Classe, conforme descrito na OE 24/III/65.
António Pires Carrilho faleceu em 2005.
Já foi feita a placa toponímica que substituirá a existente, no Largo das Festas de S. Tiago.
Este painel toponímico foi executado por Maria do Carmo Mugeiro, artesã, natural desta aldeia.
A banda de música de Aldeia de João Pires vai estar presente neste domingo de Páscoa, colaborando nos actos religiosos e na festa de homenagem.


Por: Américo Valente in jornal "Cinco Quinas"

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda existem Juntas e Entidades que se lembram e homenageiam os filhos da terra, ao contrário de muitas outras que se esquecem dos valores que por lá nasceram se criaram e alguns já partiram.

Anónimo disse...

Uma merecida homenagem. Tive o prazer e lidar com o Carrilho durante alguns anos, uma excelente pessoa, um grande amigo e um defensor do Vale da Senhora da Póvoa. Vou fazer todos os possiveis para estar presente nesta homenagem que deve orgulhar as gentes do Vale. José Luis Caria Santo