sábado, 16 de abril de 2011

"PENAMACOR É EXEMPLO DE ABANDONO E DESERTIFICAÇÃO"

Recolher contributos no sentido de apresentar propostas que permitam travar a desertificação do interior foi o principal objectivo do seminário “O desenvolvimento regional e a desertificação rural em regiões transfronteiriças” que a União de Sindicatos promoveu naquele concelho.

Luís Garra refere que "a realização desta iniciativa surgiu na sequência das constantes propostas do governo para o encerramento de escolas e de outros serviços públicos no interior e que tem contribuído para agravar esse problema". O coordenador da união de sindicatos acrescenta que, nesse sentido, a escolha deste concelho não foi um acaso "escolhemos Penamacor porque é bem o exemplo de abandono e desertificação a que o interior tem estado sujeito nas últimas décadas".

Uma questão que, no entender de Luís Garra, tende a agravar-se com a chegada a Portugal da ajuda do fundo monetário internacional "porque aquilo que pode estar em cima da mesa é uma dose reforçada das receitas que levaram ao descalabro; mais desemprego e mais abandono; é este caminho que temos de inverter com a adopção de politicas públicas que promovam a criação de emprego pois sem isso não é possível fixar pessoas na nossa região".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: