quarta-feira, 13 de abril de 2011

LIGA COVIFIL – 6ª JORNADA FASE FINAL

A jornada seis da liga Covifil ficou marcada por alguns actos de violência, que devia envergonhar quem pratica tais actos e acaba por envergonhar todos os agentes que fazem do futebol uma festa.

Na Atalaia do Campo, foi Cláudio quem protagonizou um acto inadmissível, ao agredir um adversário e, não contente com essa reprovável acção ainda cometeu uma outra bem mais gravosa. Quando já se dirigia para os balneários, depois de ter sido expulso, voltou a atrás e foi agredir o auxiliar do árbitro, João Diogo.

O outro jogo onde também não correram bem as coisas foi na partida que se realizou em Vila de Rei, com um jogador de Escalos de Cima a ter atitudes que não se deviam presenciar nos campos de futebol.

Quando cada vez mais se reclama o fair-play no desporto, alguns protagonistas, por serem demasiado impulsivos, cometem actos que, provavelmente, já se terão arrependido de os ter cometido.

Quanto à Festa, o futebol…

O líder do campeonato jogou em casa e, como seria expectável, venceu. Não se pode dizer que o tenha conseguido com facilidade, não. Por se tratar de um derby concelhio a carga emocional é sempre muito elevada, dai que, quem tiver mais capacidade de controlar essas emoções pode tirar vantagens. Pelo que o resultado indica foi a ADEP quem conseguiu equilibrar o futebol particado com as emoções. A equipa de Penamacor conseguiu ganhar vantagem no marcador à passagem do minuto 8, através de uma grande penalidade, cometida sobre Chiquinho, que Luís Graça, de forma superior converteu no primeiro golo da partida. O mesmo jogador, aos 31 minutos, deu uma vantagem mais expressiva ao marcador com a obtenção do segundo golo da equipa e da sua conta pessoal. A formação de Pedrógão de S. Pedro, que nunca deixou de acreditar que podia surpreender este seu valoroso adversário, reduziu, aos 65’, por Neves, depois de insistência e assistência de Pina. Com esta vitória a ADEP ficou mais próxima de conquistar o título de campeão distrital.

Na Atalaia do Campo a equipa de Trindade entrou de rompante, no jogo com o Proença, pois logo no primeiro minuto do encontro conseguiu chegar ao golo, por intermédio de Ucha. A formação de Quim Manuel, que tem que saber gerir as poucas soluções do seu plantel, via-se a perder sem que o adversário tivesse feito o suficiente para merecer essa vantagem, mas a Atalaia estava disposta a provar que era superior e que o golo marcado no minuto inaugural foi apenas a antecipação daquilo que viria a seguir-se: mais qualidade, mais posse, mais jogo ofensivo. Não se estranhou a obtenção do segundo golo, apontado por Ruben, numa jogada individual deste talentoso jogador. O Proença, na sequência de um pontapé de canto reduziu, por Acácio, aos 18 minutos e, seis minutos depois ocorreram os incidentes já relatados. Importa dizer que no lance que originou a expulsão de Cláudio, também Sousa, do Proença, foi expulso, ficando cada equipa com 10 unidades. Depois dos ânimos se terem acalmado voltou a jogar-se futebol e a Atalaia iria marcar mais dois golos, um por Janilson e outro por Ivan, pelo meio ficou uma grande penalidade que Sérgio Garcia falhou, ao permitir a defesa ao guardião de Proença. Vitória sem contestação.

Em Alcains o Vitória de Sernache esteve muito bem, pois surpreendeu a equipa do CDA, vencendo por 2-0. A equipa de Filipe Avelar marcou o primeiro golo aos 10 minutos, por David, depois de um bom trabalho de Rabâa e marcou o segundo aos 22 por Rui Barrela, num remate fantástico, proporcionado, também, um golo magnífico. Crónica do jogo em separado.

Com seis jogos ultrapassados a ADEP lidera, com 37 pontos, tem mais 6 que a Atalaia do campo, que segue na segunda posição, com 31 e mais 7 que o Sernache, que tem 30 pontos. Para apuramento do finalista da Taça de Honra José Gonçalves Farromba, a ADEP lidera com 12 pontos seguido do Sernache com 11.

Na próxima 4ª feira, pelas 20 horas, finalmente, vão jogar-se os três minutos que faltaram para se concluir o jogo da 17ª jornada da fase regular da Liga Covifil, que teve lugar no dia 16 de Janeiro e que foi interrompido aos 87, por ocorrências no jogo entre Atalaia do Campo e Penamacorense. As duas equipas vão jogar os três minutos em falta e aqueles que o árbitro deverá dar de compensações. É provável que os dois emblemas tenham que subir ao relvado para jogarem 6 a 7 minutos. Recorde-se que o resultado na altura era um empate a zero. Se o jogo terminar com este resultado a ADEP vai aumentar para 7 os pontos de vantagem sobre a Atalaia do Campo.

Na próxima jornada o Sernache vai receber a ADEP, o Pedrógão recebe a Atalaia do campo e o Proença joga em casa com o Alcains.

Apuramento do 7º classificado da Liga Covifil e finalista da Taça de Honra.

O Vilarregense venceu a equipa de Escalos de Cima, por 2-0, com Nuno Alves a marcar o primeiro golo aos 29 minutos e Dos Santos a fixar o resultado em 2-0, com um golo apontado aos 90. A equipa de Escalos de Cima terminou a partida reduzida a 9 unidades.

No outro jogo a equipa de Oleiros só conseguiu desenvencilhar-se da formação de Vila Velha de Ródão nos últimos minutos da partida. Marcou o primeiro golo, por Esteves, aos 89 e já em período de descontos foi Laranjo a apontar o segundo.

Oleiros tem 24 pontos, mais 4 que o segundo, que é o Vilarregense. São as duas equipas que têm possibilidades de chegar à final da Taça.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: