sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lince ibérico: Malcata já tem quase 500 hectares para coelho crescer e alimentar a espécie

A Reserva Natural da Serra da Malcata deverá chegar ao fim de 2009 com perto de 500 hectares de terreno adaptado para a população de coelho bravo crescer e vir a alimentar o lince ibérico, disse o responsável pela área.
No terreno, já é visível “um crescimento dos núcleos existentes”, mas ainda é cedo para dizer quando haverá coelho de forma sustentável para o lince regressar, referiu Armando Carvalho, em declarações à agência Lusa.
“A natureza leva o seu tempo”, referiu o responsável, precisando que foram precisos três anos de trabalho nos quase 500 hectares de ambiente florestal recortado aqui e ali para os matos secos darem lugar a espécies herbáceas que os coelhos possam comer.
A Serra da Malcata era um dos habitats do lince ibérico, como o demonstra a marca Terras do Lince, que serve de chapéu a diversos produtos e actividades da Câmara Municipal de Penamacor, concelho que guarda “muita simpatia” pela espécie em risco de extinção, realça Armando Carvalho.
O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves recebe esta semana os primeiros linces ibéricos, ao abrigo de um protocolo com Espanha.
O objectivo é que a espécie se reproduza e seja depois reintroduzida em habitats naturais.Enquanto em Silves todos os olhos se viram para os linces, na Malcata a atenção ainda está centrada no seu principal alimento: o coelho bravo. Cuida-se de pontos de água e instalam-se moroiços (estruturas de abrigo e reprodução) para que nade falta aos coelhos bravos e suas crias. A Reserva Natural da Serra da Malcata tem 6000 hectares, 5000 dos quais estão sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). “Até final do ano estimamos que um décimo da área tenha sido intervencionada, num trabalho com duas frentes: criar condições para o coelho bravo crescer e minimizar o risco de incêndios florestais”, explicou Armando Carvalho.
“Esta já será uma área muito significativa para podermos obter alguns resultados”, algo que só a monitorização do coelho bravo o dirá. “Se não tiverem predadores, muito provavelmente vamos ter um incremento e depois logo veremos quais os passos a dar”, sublinha o responsável.
“A natureza tem as suas próprias regras e nós aprendemos fazendo. Temos ainda algum tempo para avaliar os resultados do nosso trabalho”, realça o também director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Centro e Alto Alentejo do ICNB.
Armando Carvalho aprecia o interesse da população e dos municípios no regresso do lince. “Estas batalhas não se ganham só no número de hectares intervencionados, mas também na capacidade de captar outras entidades e os residentes. A espécie tornou-se simpática e isso motiva outra maneira de estar”, reconhece.

LFO.
Lusa

In "Rádio Batalha"

MÚSICA EM PENAMACOR

Em Novembro, a câmara municipal de Penamacor volta a promover o ciclo de música de Outono. O primeiro concerto está agendado para o dia 8, em Pedrógão, com Francisco Ceia.

Natural de Portalegre, Francisco Ceia frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira como actor profissional no CENDREV, em Évora, representando, entre outros, autores como Gil Vicente, Marivaux, José Régio, Moliére e Peter Weiss. Permanece nesta companhia até final de 1979, e em Janeiro de 1980, funda em Portalegre uma comapanhia de teatro profissional, Teatro Semeador, onde encena e representa várias peças. Nesse ano vê editado o primeiro disco, “Foi no monte é o monte”.
Fernando Ceia vai continuando a trabalhar na música e outros discos são editados: “Alcatruz”, em 1983; “Voo andando”, em 1985, e em 1988 é editado o disco “ Entre a cal e o sal”.
Em 1990 o disco “ Bicicleta cor-de-rosa” deixa antever a vontade de voltar às raízes, ao Alentejo. Nove anos depois novo trabalho discográfico de originais com o título “Fado singelo”.
O CD “Caderno de afectos”, é editado em Maio de 2000, com poemas de José Régio e música original de Francisco Ceia. Em 2002 “Sandálias de vento”, desta vez com a poesia de Fernando Namora; em 2003 é editado o álbum “Nas tardes”, com a poesia de António Sardinha; em Maio de 2004, sai “Asa de luz”, com poesias de Maria Rosa Colaço e em 2005 sai o álbum "Virado para a serra", com textos de Vergílio Ferreira.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Secretários de Estado tomam posse no sábado

Valter muda, Serrasqueiro continua

Valter Lemos é o novo secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, deixando o Ministério da Educação onde esteve durante o último governo como secretário de estado.
Natural de Penamacor, o presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco e ex-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco é um dos cinco secretários de Estado que continuam no Governo mas mudam de pasta.
No executivo de José Sócrates vão continuar nas mesmas pastas 16 secretários de Estado.
É o caso do idanhense Fernando Serrasqueiro que durante os últimos quatro anos foi secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
A tomada de posse está marcada para o próximo sábado.
Definidos os secretários de Estado fica também em princípio encerrado o elenco de deputados do PS pelo distrito. Hortense Martins e Jorge Seguro continuam no Parlamento.
In jornal "A Reconquista"

No dia 8 de Novembro

Meia maratona de Penamacor

A meia maratona “Tarzan Taborda” regressa às estradas do concelho de Penamacor no dia 8 de Novembro. A prova que homenageia o malogrado atleta, filho da terra, já vai na 10ª edição e todos os anos traz alguns nomes de topo do fundo nacional.
É o evento de estrada com melhor “prize-money” no distrito, pelo que se pode antever mais uma prova com um bom naipe de participantes, em qualidade e quantidade, até porque há também percursos para os escalões jovens.
O início das corridas está marcado para as 10 horas, na vila de Penamacor.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor e Termas de Monfortinho

Mulheres burladas

Uma mulher de 72 anos, residente em Quintas do Anascer, apresentou queixa no Posto Territorial da GNR de Penamacor, por, dia 21 de Outubro, ao meio-dia, ter sido abordada na sua residência por “um homem bem apresentado, com cerca de 40 anos, alto, vestindo camisa branca, casaco e calças escuras que conduzia uma viatura cinzento-escuro”, desconhecendo mais pormenores.
Segundo a GNR, o homem ter-se-á apresentado como “doutor da Segurança Social” e vinha recolher as notas que tinha em seu poder, por estarem fora de validade e trocá-las por outras válidas, que lhe mostrou.
A idosa, confiante naquelas palavras, entrou na residência e foi buscar as notas que tinha em seu poder, cerca de 1.500 euros e entregou-as ao burlão. Este disse-lhe que ia contar o dinheiro na rua, mas de imediato entrou no veículo pondo-se em fuga com todo o dinheiro.
Já na GNR das Termas de Monfortinho foi apresentada uma queixa, por uma mulher de 29 anos, também pelo crime de burla e fraude bancária, no valor de 600 euros.

In jornal "A Reconquista"

GNR promove acções de sensibilização

Idosos em segurança

Prevenir as burlas, sobretudo entre a população mais idosa é o principal objectivo de um conjunto de acções de sensibilização que a GNR está a promover, entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, em todo o território nacional, no âmbito do programa Idosos em Segurança.
No distrito de Castelo Branco, a GNR também tem desenvolvido este tipo de acção nas diversas freguesias da sua área de jurisdição. Com esta acção, o objectivo é “contribuir para uma melhoria dos canais de ligação da GNR à população, potenciando também desta forma, o sentimento de segurança junto da população afectada por este tipo de criminalidade”.
Com estas acções também se divulga e dá visibilidade ao Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, implementando o contacto pessoal com os idosos, nas suas residências, sobretudo nos mais isolados, e nos locais habituais de concentração, especialmente em Centros de Dia, Lares da Terceira Idade, Misericórdias e Igrejas, sensibilizando-os e alertando-os para a adopção de medidas preventivas, ou para os procedimentos a seguir aquando da ocorrência deste género de crimes.
Entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, o Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do seu dispositivo, irá promover um total de seis acções de sensibilização na área do Destacamento de Castelo Branco, 23 na Covilhã, 11 no Fundão, 14 em Idanha-a-Nova e nove acções na Sertã.
As acções que contam com a presença dos comandantes dos destacamentos começaram terça-feira, dia 27, no Lar/Centro de Dia do Barco, na Covilhã, e no Lar Santa Casa Misericórdia da Soalheira, Fundão. Esta quinta-feira, a GNR vai estar na Casa do Povo de Malpica do Tejo, Castelo Branco, pelas 16H00, dia 31 de Outubro, também pelas 16H00, na Junta de Freguesia da Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Nova; dia 2 de Novembro, no Centro de Dia do Tortosendo, Covilhã; dia 5, pelas 11H00, no auditório Municipal de Vila de Rei; dia 7 de Novembro, pelas 15H30, na Casa de Artes e Cultura de Vila Velha de Ródão e pelas 18H00, na Junta de Freguesia de S. Miguel de Acha, Idanha-a-Nova; dia 10 de Novembro, pelas 10H00, na Casa da Cultura da Sertã; e dia 12 de Novembro, pelas 14H30, na Santa Casa da Misericórdia de Penamacor.
Refira-se, contudo, que a GNR, à parte destas acções integradas num plano nacional, tem desenvolvido, no distrito, com regularidade, este tipo de sensibilização, quer junto dos idosos, no âmbito do Programa Idoso em Segurança, quer junto das crianças, nas diversas escolas.

In jornal "A Reconquista"

Computadores

Lan Party na Benquerença

O Dia das Bruxas vai ser comemorado na freguesia de Benquerença com uma Lan Party. O evento que pretende chamar o maior número de adeptos da informática a esta aldeia do concelho de Penamacor tem como ponto de encontro a Casa do Povo, onde tudo começa a partir das 22 horas desta sexta-feira, terminando provavelmente já com o sol no sábado.
A iniciativa é organizada e apoiada, entre outros, pela Renato Mota- Soluções informáticas, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Benquerença e a Junta de Freguesia de Benquerença.

In jornal "A Reconquista"

Azahar é o primeiro animal a chegar

Lince regressa mas sem viagem marcada para a Malcata

O primeiro dos 16 animais que Espanha pretende ceder a Portugal chegou esta segunda-feira ao Algarve. A Malcata é um dos destinos prováveis dos animais nascidos em cativeiro, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Chama-se Azahar e é o primeiro lince a chegar a Portugal no âmbito do projecto ibérico de reprodução deste felino. A fêmea de cinco anos está desde segunda-feira no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, inaugurado em Maio deste ano em Silves, no Algarve.
O animal nasceu em liberdade e esteve à beira de se reproduzir, mas o “stress urbano” no parque espanhol de Jerez de la Frontera terá sido a razão para o insucesso, refere uma fonte do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) citada pela Agência Lusa.
A chegada deste animal representa uma nova esperança para a Reserva Natural da Serra da Malcata, área protegida partilhada pelos concelhos de Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda). Mas hoje, como há cinco meses, ainda não é certa a vinda de animais para esta zona, apurou o Reconquista junto do ICNB.
Depois de perder o centro de reprodução para o Algarve, o concelho de Penamacor conseguiu pelo menos a garantia que a Malcata será das primeiras regiões a receber animais criados em cativeiro.
Em Julho os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha escolheram a vila raiana para a assinatura de um acordo para a cedência de animais a Portugal, ficando a promessa que a Malcata “será uma das primeiras regiões a considerar para a reintrodução real na natureza”, afirmou na altura o agora ex-ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.
A Reserva Natural da Serra da Malcata foi criada faz agora 28 anos, na década de 1980. E é desde essa altura que não há populações estáveis de lince em Portugal, apesar de alguns vestígios encontrados nos últimos anos.
"Não sabemos se não existe actualmente algum lince em Portugal. Poderão existir, mas não uma população estável. É esse repovoamento que pretendemos fazer", disse a coordenadora executiva para o Plano de Acção do lince, Lurdes Carvalho.
Mais do que vontade, o lince precisa de coelho para se alimentar. A morte destes animais, provocada por doenças como a mixomatose e a doença hemorrágica viral, levaram ao seu desaparecimento.
Nos últimos anos o ICNB conseguiu repovoar a Malcata de coelhos, chegando mesmo a reintroduzir 1200 destes animais e criando mais de 350 pastagens para alimentação do coelho bravo. Em algumas zonas a população mais do que duplicou, mas isso pode não ser suficiente, como garantiu Fernando Queirós Monteiro, do ICNB, em Julho ao Reconquista. Uma preocupação reforçada já esta semana por Márcia Barbosa, da Universidade de Évora, que em declarações à Lusa concorda que os linces sejam reintroduzidos “em zonas onde as populações de coelhos naturais sejam suficientes para os manter e não seja preciso alimentá-los artificialmente".
Em Espanha nasceram nos últimos cinco anos 40 crias de lince em cativeiro. Em Portugal os olhos estão postos em Azahar, que dentro de pouco tempo vai ter um companheiro para procriar. Os 15 linces que faltam deverão chegar durante o mês de Novembro, vindos dos centros espanhóis de reprodução Acebuche, no Parque Nacional de Donana, e La Olivilla.
Enquanto não chegam a Penamacor, a câmara municipal continua a trabalhar no projecto para um centro de interpretação do lince, uma obra com a qual pretende dar a conhecer o felino mais ameaçado do mundo, associando-o ao concelho onde fica a reserva que tem no animal o seu símbolo e razão de ser.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Exposição

”Pintar Penamacor” até sexta

Os trabalhos resultantes da iniciativa “Pintar Penamacor” podem ser vistos até esta sexta-feira nos Paços do Concelho da vila.
As pinturas que se encontram expostas foram realizadas durante um dia por um grupo de pintores, a maioria dos quais são sócios do Grupo de Artistas e Amigos da Arte.
Os 21 quadros retratam as paisagens e monumentos, estando em exposição durante os dias úteis e em horário laboral.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor

Piscina coberta reabre

Com o fim da época balnear a Piscina Coberta Municipal de Penamacor volta a abrir portas. O equipamento, situado junto à Escola EB 2 3 Ribeiro Sanches, funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 20 horas, com pausa para almoço.
Além do chamado regime livre a infra-estrutura proporciona hidroginástica (terças e sextas), mobilização aquática (terças e quintas), hidroginástica sénior (terças e quintas) e aulas de natação para várias idades ao longo da semana.
In jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LAN PARTY - Benquerença


Magusto 2009


No próximo Sábado, dia 31 de Outubro a partir das 16h00, terá lugar o já tradicional Magusto organizado pela Comissão de Festas.
É sempre uma boa oportunidade de convívio. Lá nos encontraremos!

O último a sair feche a porta por favor...

Só Guarda e Belmonte aumentaram de população entre 1991 e 2008. Castelo Branco, Covilhã e Fundão perdem. Há concelhos fora do eixo urbano que perderam quase um terço da população em 17 anos. O País sem se mexer, move-se.


HÁ CONCELHOS na Beira Interior que em 17 anos perderam 30 por cento da população. Estamos pois, por direito próprio, em pleno e agreste patamar em que a reflexão – quem a fez – exige, agora, materialização em medidas enérgicas sob a ameaça de dentro de duas décadas haver concelhos apenas em forma de papel e em conceito abstracto. A marcha do silêncio que invade um vasto território abriu brechas profundas na demografia do interior, expondo fragilidades estruturais e danos que, já no curto prazo, se poderão tornar irreparáveis. Não é com espírito de cruzada que se contraria tão poderosa dinâmica de transferência populacional. O fosso entre litoral e interior aprofunda-se.
Uma dinâmica acelerada, antes de tudo, pelos próprios argumentos económicos das regiões. Os fluxos demográficos seguem irmamente ligados à dinâmica económica e aos postos de trabalho efectivamente disponíveis e potenciais. E também às expectativas de futuro que cada região consegue criar. É esta união insolúvel que dita a realidade. A terra das oportunidades não coincide com a terra-natal de milhares. Vista daqui, está quase sempre a Oeste para quem decide ficar no País e a Este para quem emigra. Estamos, pois, no centro do dilema, onde quase tudo se pode resumir à célebre "It´s the economy, stupid!", citando a frase de James Carville, o estratega eleitoral da campanha presidencial de Bill Clinton em 1992.
Os concelhos da Beira Interior têm diferentes anticorpos na resistência ao embate. É um interior com as suas próprias periferias. Com frágeis cortinas estaques cer-radas por municípios que têm como sede as principais cidades da região. São o primeiro e, simultaneamente, o único e mais efectivo entrave. O mais forte argumento chama-se médias cidades. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística publicados pelo “Público” os 25 concelhos da Beira Interior (distritos de Castelo Branco e Guarda), apenas o da Guarda e o de Belmonte registam crescimento populacional entre 1991 e 2008. A Guarda consegue crescer 14,7 por cento, com a sua centralidade de capital de distrito a não ser alheia a este fenómeno de captação, especialmente se olharmos para outros concelhos do distrito em quebra. Ao lado, Belmonte também alimenta um saldo positivo de quatro por cento, o que não deixa de ser de substancial relevo para um pequeno concelho. No mapa das resistências, mais a Sul, os maiores concelhos do distrito de Castelo Branco perdem população, uma quebra que, neste cenário, não é revestida de arrasador susto. Castelo Branco, Covilhã e Fundão perderam população entre 1991 e 2008, em índices que chegam aos 3,5 por cento. O de Castelo Branco é o que perde menos. Neste período o decréscimo foi de 0,6 por cento. O Fundão registou uma perda de 2,5 por cento e a Covilhã de 3,5 por cento. Se as resistências dos principais pólos económicos e populacionais do distrito não ficaram imunes, o cenário adensa-se quando o eixo das maiores cidades começa a ficar longínquo: Aguiar da Beira perde 8,3 por cento da população, Vila Nova de Foz Côa 10,8 por cento, Seia 11,6 por cento, Gouveia 11,9 por cento, Sertã 13,9 por cento, Vila de Rei e Fornos de Algodres 16,5 por cento, Manteigas 18,1 por cento, Figueira de Castelo Rodrigo 19,1 por cento, Proença-a-Nova 20,2 por cento, Sabugal 21,7 por cento, Pinhel 22,5 por cento, Meda 23,1 por cento, Idanha-a-Nova, 25,2 por cento, Oleiros 26,2 por cento, Vila Velha de Ródão 30,1 por cento, Almeida 30,3 por cento e Penamacor 30,6 por cento. Estes últimos concelhos perderam quase um terço da população em menos de vinte anos.
O pouco virtuoso quadro do despovoamento marca indelevelmente o cariz de um país. Sesimbra quase duplicou de população em 17 anos – aumento de 92,6 por cento. Albufeira aumentou 86 por cento e Alcochete 77,6 por cento. Os arcos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto continuam a ser poderosos ímanes de absoluto poder de atracção. Um outro núcleo de crescimento é o Algarve. Depois há outros focos – quase todos eles no litoral – de grande crescimento populacional. O interior é senhor de algumas excepções como Entroncamento e Lousã a aumentarem 53 e 43 por cento de população, respectivamente. O Interior Norte e Centro e Alentejo são as regiões que mais se ressentem. O país sem se mexer, move-se. A realidade dos números mostra um quadro de atractividades, quase todas concentradas no litoral. Mas no interior há casos em que se resiste e a fixação de população tem sido conseguida, em registos diversos. Não perder é vitória. Crescer é assinalável.
Parece evidente que um interior desprotegido e em hemorragia populacional tem que reinventar os paradigmas económicos que permitam a fixação da população. Recuando décadas, assentamos em zonas rurais populosas, num quotidiano sustentado por uma agricultura de subsistência – pelas actividades a si paralelas – , floresta e pastorícia. O mundo rural tal como era o de Portugal até meados do século passado não se fixa no presente. O crescimento económico e das expectativas de bem-estar marcaram a migração e a emigração. E terão marcado o início deste cavalgar de despo- voamento. Neste interior não se clama o regresso a paradigmas de sustentabilidade económica e social anacrónicos – num tempo que, todos sabem, já não regressará. O que muitos ainda não pensaram ou foram incapazes de concretizar foi a gestação de outros paradigmas capazes de, em primeira instância, fixar os seus quadros e depois, sim, tentar assegurar a renovação da população. Mas há sinais a merecer registo, com autarcas da região a aperceberem-se da situação crítica dos seus concelhos tentarem com os limitados meios ao seu dispor inverter a pesada avalanche. Reflectindo – primeiro – e encontrar o caminho certo, depois. Uma estratégia de desenvolvimento que, a partir do actual débil patamar de população, estanque a sangria que prolifera. Se o investimento chama investimento, no interior mais despovoado, sem tecido industrial e sem quadros a estratégia terá que ser outra. E há quem já se tenha apercebido disso.
Regressamos ao início do texto: há concelhos que perderam quase um terço da população em apenas 17 anos. Até os maiores pólos económicos regionais sentiram dificuldades em manter população – perderam-na. Se não se arrepiar caminho, alguém terá mesmo que fechar a porta. Mais cedo do que muitos possam pensar.


Mais informação na edição semanal

Autor: Nuno Francisco in "Jornal do Fundão"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

II Feira do Coleccionismo e do Veículo Antigo (nova reportagem)

ACIDENTE COM VÍTIMA MORTAL EM PENAMACOR

Um jovem de 28 anos faleceu, esta tarde, vítima de um acidente de viação.

Segundo fonte da GNR da vila, tudo terá acontecido por volta das 13h35, junto à zona industrial de Penamacor, quilómetro 62,6 km, sentido Pedrógão de São Pedro, numa manobra de ultrapassagem mal calculada, pelo jovem, que embateu numa carrinha de mercadorias quando esta iniciava uma manobra de mudança de direcção.
A mota e condutor incendiaram-se de imediato, tendo o jovem sofrido morte imediata, o condutor da carrinha não sofreu qualquer tipo de ferimentos.
O corpo já foi transportado para Castelo Branco, para o instituto português de medicina legal.
A circulação da via já está totalmente restabelecida.

Autor: César Duarte Ferreira in "Rádio Cova da Beira"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CÂMARA VAI AVANÇAR COM O PROJECTO

Ribeiro Sanches pode ser Centro em 2010
O Centro de Congressos Ribeiro Sanches vai ser instalado no Salão Paroquial cedido à Câmara.

O Centro de Congressos Ribeiro Sanches pode vir a tornar-se realidade já em 2010. Segundo o vice-presidente da Câmara de Penamacor, António Cabanas, este é um projecto que a autarquia está "interessada" em tirar do armário e recuperar, para que a sua concretização possa surgir "ainda no próximo ano". "Vamos retomar este dossier com a maior brevidade possível, é um projecto que de modo algum queremos ver mais adiado", afirmou António Cabanas.
O Centro de Congressos Ribeiro Sanches será instalado no Salão Paroquial de Pena-macor, um edifício pertencente à Paróquia penamacorense, mas que esta já cedeu à autarquia para ali serem feitas obras com esse destino.
No entanto, a ideia que surgiu para este Centro no ano de 2001, foi constantemente adiada, devido às diversas alterações que a legislação so-freu no que respeita a este tipo de infra-estruturas. "Tem sido muito difícil elaborar o projecto, pois este tipo de infra-estruturas tem muitas particularidades e a própria Lei tem sofrido muitas mutações, o que nos dificulta a finalização do mesmo e a apresentação do mesmo a candidaturas para arranjar financiamento", explicou o vice-presidente.
No entanto, adianta ainda o autarca, "estes problemas estão ultrapassados e estamos prontos para poder avançar".
Para já ainda não são conhecidos quaisquer valores para a quantia em que ficará orçada esta nova infra-estrutura.Todas as intervenções ficarão a cargo da Câmara.

In jornal "Gazeta do Interior"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ATALAIA DO CAMPO E PEDRÓGÃO EMPATAM

Primeira parte deu Atalaia... Segunda parte deu Pedrógão... No final deu empate...

O sub-titulo resume o que aconteceu na Atalaia, uma primeira parte, em que a equipa da casa foi superior, e por isso chegou ao intervalo a vencer por uma bola a zero.
No segundo tempo, esteve melhor a equipa do Pedrógão e conseguiu chegar ao empate. Um resultado justo.
A Atalaia, começou esta partida a todo o gás e logo no primeiro minuto a bola beijou a barra da baliza do Pedrógão. Este lance foi o tónico para os primeiros 45 minutos da formação de Joca. Aos 8 minutos Hugo Brito, de livre, obrigou Tiago a defesa apertada.
O Pedrógão, chegou pela primeira vez a baliza da Atalaia, aos 12 minutos, num lance em que Fábio Portugal cruzou, levando a bola a bater na mão de Trindade. Reclamaram grande penalidade os homens de Pedrógão, mas em nosso entender e no entender de João Brás, foi bola na mão e não mão na bola. Na sequência desse lance a Atalaia partiu rapidamente para a ofensiva e, Bruno Correia, já na área de rigor, driblou um adversário e só com Tiago Ramos pela frente atirou ao lado. Uma grande oportunidade para a Atalaia.
O Pedrógão, nesta fase, quase que não conseguia construir jogadas de ataque e foi através de um livre directo que Ricardo Santos obrigou Valezim a uma defesa apertada, decorria o minuto 19.
O jogo, continuava com o ascendente da Atalaia do Campo e, fruto dessa supremacia a equipa de Joca iria chegar ao golo à passagem do minuto 27. Lançamento na direita, Ucha desviou de cabeça ao primeiro poste, colocando a bola junto a marca de grande penalidade onde Bruno Correia, de costas para a baliza, com um remate acrobático, desviou a bola para o fundo da baliza de Tiago. Um grande golo do avançado da Atalaia.
Ainda antes do intervalo, Brito com uma boa jogada individual, rematou forte para uma defesa apertada de Tiago. Entretanto o descanso chegava com vantagem merecida da Atalaia do Campo.
Para o segundo tempo Xana deixou nos balneários Velho e lançou Flávio Cruz,. Com esta alteração o Pedrógão ganhou outra dimensão e passou a dominar a partida. Logo aos 50 minutos, Fábio Portugal, por duas vezes tentou o golo, da primeira a bola bateu nas pernas de um defesa da Atalaia e na recarga atirou ao lado.
Aos 61 minutos, Ricardo Santos de livre obrigou Valezim a defesa apertada. O Pedrógão ia encostando a Atalaia à sua defensiva, até que aos 69 minutos, a bola chega a Fábio Portugal que, no interior da área, rematou cruzado levando a bola ao poste da baliza da Atalaia, na recarga David, muito oportuno, encostou para o 1-1. Um golo que o Pedrógão já ia justificando.
Até ao final da partida o Pedrógão manteve-se mais ofensivo e sempre na procura do segundo golo que podia ter acontecido aos 75 minutos. Ricardo Santos tentou o canto directo, mas Valezim muito atento segurou a bola e o mesmo Ricardo Santos, já em período de descontos, de livre directo, encheu o pé, proporcionando a Valezim a defesa da tarde.
No final, empate a uma bola, pode considerar-se um resultado justo, pois a Atalaia foi superior no primeiro tempo e o Pedrógão esteve melhor nos segundos 45 minutos.
João Brás e seus pares, estiveram a altura do jogo, com uma arbitragem segura e equilibrada. Ao ver João Brás a apitar, dá a sensação que dirigir um jogo de futebol, é uma tarefa muito simples. A continuar assim, João Brás vai certamente ser um valor seguro não só da arbitragem da região, mas tem qualidades e potencial para singrar no panorama nacional.

Autor: Rui Fazenda in "Rádio Cova da Beira"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ainda mal se tinha dado pela equipa de Alexandre Gaspar

O Pedrógão está lá!

Em pezinhos de lã o Pedrógão interrompeu em Cernache do Bonjardim o ciclo imaculado do Vitória. E ainda não perdeu. Tal como o líder Fundão.

Por: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

À quarta jornada do Campeonato Ling, duas equipas continuam a resistir às derrotas: Fundão e Pedrógão. E ambas assumem protagonismo esta semana, não apenas por permanecerem invictas.

A Desportiva, de João Laia, assumiu o 1º lugar sem companhia na ronda em que cedeu os primeiros pontos. Paradoxalmente. O nulo que registou com a Atalaia não é mau resultado e, face ao desaire do ex-parceiro de posto (Sernache), até teve sabor “especial”.

Já o Pedrógão fez questão de responder ao título da última edição do nosso jornal, na peça do jogo Atalaia-Sernache. Eles conheciam o Vitória! E bem. Ganharam no Nuno Álvares (2-0) e estão na rota dos melhores lugares. Mas, praticamente, não dá para desfrutar do êxito: segue-se nova saída de grau elevado de dificuldade, a Atalaia do Campo.

Alguns resultados mais desnivelados (na jornada cinco foram três) deixam indiciar a existência de dois ritmos na prova. Unhais da Serra (no Teixoso estancou a fragilidade aos quatro golos), Lardosa (1-4 em Valverde) e Vilarregense (quatro do Águias do Moradal) estão a exibir dificuldades. E destes o mais surpreendente é o caso da equipa de Vila de Rei, treinada pelo antigo central do Sertanense Vitor Tomás. O próprio treinador afirmou que “esta equipa vale mais”.

Duas formações que procuram não perder de vista a carruagem da frente (recorde-se que o campeonato terá uma fase final com os seis primeiros), mediram forças: o Oleiros ganhou (3-2) ao Proença e pôde festejar a primeira vitória. Já os proencenses não estão ao nível do que habituaram. O problema é aquelas duas derrotas (Teixosense e Valverde) em casa. Casa (Senhora das Neves) que no próximo domingo é visitada pelo Sernache.

Isto está bom…

Autárquicas

Torrão toma posse em Novembro

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor tomará posse na tarde de 3 de Novembro. Domingos Torrão iniciaram o terceiro mandato como presidente, depois de vencer as eleições de 11 de Outubro com maioria.

No executivo a única novidade é a entrada de Jorge Crucho Antunes como vereador da oposição, eleito pela Coligação Todos por Penamacor (PSD, CDS, MPT).

O restante executivo é constituído por António Cabanas, Ilídia Cruchinho (PS) e Vitor Gabriel (Todos por Penamacor), nomes que continuam.

Na Assembleia Municipal de Penamacor também há mudanças, com algumas caras novas entre as quais a de Jorge Seguro (PS), que irá suceder a Lopes Marcelo na presidência do órgão.

In jornal "A Reconquista"

Senhora do Pilar

Miradouro com vista para Meimão

A Junta de Freguesia de Meimão concluiu as obras no miradouro junto à estrada que liga a aldeia ao Sabugal, uma obra onde se destaca a vista para a aldeia e a barragem.

O miradouro de Nossa Senhora do Pilar conta com um parque de merendas e homenageia o Padre José Miguel, nome bem conhecido na freguesia e na zona.

A homenagem é feita através de um nicho que foi recuperado e recolocado naquele local após anos submerso nas águas da albufeira. Um nicho “construído pelo padre José Miguel e pela juventude da época”, explica o presidente da junta Francisco Campos.

Há cerca de quatro anos, quando as águas da barragem desceram ao ponto de o nicho ficar à superfície, foi recuperado e levado para a aldeia, ocupando agora um lugar de destaque.

In jornal "A Reconquista"

Livros

Miguel Portas na Biblioteca de Penamacor

O jornalista e eurodeputado Miguel Portas vai estar na Biblioteca Municipal de Penamacor a 27 de Novembro, para a apresentação do livro "Périplo".

Inicialmente prevista para 29 de Outubro, a presença foi adiada para Novembro, alteração comunicada já depois de o jornal desta semana estar impresso.

“Périplo”, que tem a co-autoria do cineasta Camilo Azevedo e é um livro de viagens que tem como cenário o Mediterrâneo, contando com textos de Portas e fotografias de Azevedo.

Com o livro são editados os DVD´s com a série documental realizada por Camilo Azevedo e emitida pela RTP.

In jornal "A Reconquista"

Barragem com armazenamento mínimo

Por: José Furtado in jornal "A Reconquista"

O armazenamento na albufeira de Meimoa está ao nível mais baixo dos últimos dois anos. A barragem situada no concelho de Penamacor fechou o mês de Setembro a menos de 40 por cento da sua capacidade, de acordo com a página da internet do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos.

Entre Junho e Setembro a barragem penamacorense passou de 65 por cento para 39,8 por cento da sua capacidade, uma descida explicada não só com a ausência de chuva mas também com o aumento da população durante os meses de Verão, em que o número de habitantes nas aldeias cresce com a vinda dos emigrantes e outros veraneantes.

A barragem de Meimoa abastece de água os habitantes do concelho de Penamacor e parte do Fundão, servindo ainda o Regadio da Cova da Beira.

Albufeira da Meimoa limpa por populares

Muito lixo na barragem de onde todos bebem

A população de Meimão e de outras aldeias do concelho de Penamacor passou a manhã de sábado a retirar lixo da barragem. Os avisos no local ainda são ignorados e os pescadores são os alvos das críticas.

Por: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Pneus, alguidares, colchões ou bidões. O normal seria encontrá-los numa qualquer lixeira mas estes e outros objectos povoam as imediações da barragem de Meimoa, em Penamacor. Ou povoavam, já que o auto-denominado Movimento Cívico e Ambiental na Defesa da Barragem deitou mãos à obra e durante a manhã de sábado foi à caça do lixo.

O encontro foi junto à igreja da aldeia às primeiras horas da manhã, com gente da terra mas também de populações vizinhas, como a Meimoa ou Benquerença. Um exemplo que Francisco Campos, o presidente da Junta de Freguesia de Meimão, gostaria que fosse seguido por outros, porque a barragem beneficia muita gente.

“Acho que se deviam juntar mais pessoas porque toda a gente do concelho bebe a água aqui da barragem”, diz o autarca, que uma semana após a reeleição repete a iniciativa que promoveu há quatro anos quando tomou posse.

Da manhã de trabalho saltam à vista os monos que as pessoas vão deixando à beira da estrada como se fosse uma lixeira. Mas na barragem é mais fácil encontrar garrafas e sacos de plástico. Alguns até se dão ao trabalho de prender estes com uma pedra para que o lixo não se espalhe. Utilizar os caixotes é que nem por isso.

Francisco Campos aponta o dedo sobretudo aos pescadores, que segundo ele “deixam sacos atados com restos das merendas em vez de trazerem”. E não é por falta de aviso, porque em redor da barragem são vários os painéis colocados pela junta que apelam ao civismo e indicam os caixotes.

Com esta acção a junta de freguesia cumpre também uma das cláusulas do protocolo assinado recentemente com a Associação dos Escoteiros de Portugal, para a instalação do campo nacional desta associação na aldeia, explica o presidente.

O lixo deu para encher alguns tractores e carrinhas de caixa aberta, que ao final da manhã regressaram à aldeia. Na mesa já esperava a chanfana oferecida pela junta para um almoço onde também esteve o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão.

A barragem está agora mais limpa, resta saber até quando.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agenda Cultural

Já se encontra disponível, no site da Câmara Municipal de Penamacor, a Agenda Cultural para o último trimestre do ano.
A destacar:
- Concerto musical de Francisco Seia, em Pedrógão de São Pedro, integrado no Ciclo de Música de Outono, a ter lugar no dia 8 de Novembro pelas 16 horas;
- Passeio pedestre e BTT Bemposta – Pedrógão de São Pedro, integrado no Programa 6 Meses a Caminhar e Pedalar pelas Terras do Lince, no dia 29 de Novembro.

Meimão recebe campo nacional de escoteiros


A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) escolheu a zona da Serra da Malcata para instalar o seu Centro de Actividades Escotistas. A estrutura de âmbito nacional vai ficar a cerca de um quilómetro de Meimão, uma aldeia do concelho de Penamacor. O protocolo para a construção foi assinado no último fim-de-semana entre a AEP, a Junta de Freguesia de Meimão e a Câmara Municipal de Penamacor.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

4ª JORNADA DO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Mais uma jornada com três goleadas, desta feita com os vencedores a marcar quatro golos cada, o Águias do Moradal em Vila de Rei, o Teixosense ao Unhais da Serra e o Valverde à Lardosa.


O tão aguardado derby do concelho do Fundão frustrou aqueles que imaginavam que este seria um jogo diferente dos outros. Não. Este foi igual a muitos outros e, a haver frustração só mesmo por não ter havido golos.
O jogo entre Desportiva do Fundão e Atalaia do Campo esteve envolto numa triste situação, ocorrida de véspera. Gabriel Mariano, que durante muito anos serviu a Desportiva do Fundão, como seu dirigente muito empenhado, e pai do actual técnico da Atalaia do Campo, Joca, deixou-nos, após prolongada doença. No preciso momento que se jogava esta partida estavam a decorrer as cerimónias fúnebres. Em memória de Gabriel Mariano, foi assinalado um minuto de silêncio, que todos respeitaram.
A partida começou por ser dividida, com as duas equipas empenhadas em controlarem as operações a meio campo. Esta postura táctica resultava, obviamente, na falta de soluções para que o jogo se resolvesse junto das áreas. Foi certamente por esse motivo que no final da contenda não foram contabilizados golos para qualquer das equipas, no entanto, pelos relatos que nos chegaram a Atalaia este bem mais próximo de conseguir o golo. Foi mais ofensiva, na segunda parte, teve mais controlo do jogo e chegou a introduzir a bola na baliza fundanense, num lance que Márcio Lopes terá considerado de forma irregular. Os analistas presentes não tiveram a mesma opinião. Em suma, este jogo foi ultrapassado sem que os dois conjuntos perdessem os objectivos classificativos.
No outro jogo que se antevia de muito complicado, a equipa do Pedrógão foi a Cernache do Bom Jardim surpreender a formação do Vitória. A turma do concelho de Penamacor conseguiu ainda na primeira parte adiantar-se no marcador, aguentou a natural pressão da equipa de Simões Gapo e, na segunda, Fábio Portugal, com a obtenção do segundo golo, arrumou a questão a favor dos comandados de Xana. Tratando-se de uma partida que era de grau de dificuldade muito elevada, a equipa de Pedrógão de S. Pedro deu um passo muito importante nos seus objectivos, já o Vitória terá saboreado neste encontro o veneno com que se desenvencilhou da partida em Atalaia do Campo, oito dias antes, onde venceu pelos mesmos números.
Em Oleiros a equipa da casa começou forte, chegou com alguma facilidade ao 2-0, mas depois de ter obtido este resultado ter-se-à acomodado. O cómodo foi de tal modo que o Proença teve as condições necessárias para chegar à igualdade. Foi já em período de descontos que a equipa de José Ramalho conseguiu obter o golo que lhe permitiu somar os três pontos. Foi um aviso que os atletas de Oleiros não vão querer que se repita no campeonato.
O Teixoso, depois da goleada que sofreu na semana passada no Estreito não podia esperar um adversário melhor para se recompor. A vitima foi o Unhais da Serra. Os jovens serranos uma vez mais não tiveram argumentos para se oporem a este adversário. Desta feita a goleada sofrida foi de 4-0 e após quatro jogos o Unhais já sofreu 22 golos, contra apenas dois marcados o que por si só dá bem a ideia de como esta equipa foi preparada para disputar o distrital. Obviamente que as indecisões tardias pagam-se caro. O Unhais decidiu-se tarde em participar no campeonato e depois já não conseguiu encontrar os atletas que pudessem dar mais força e maturidade à equipa. Quem disso não teve culpa foi o Teixosense que nesta partida conseguiu marcar quatro golos e somar a sua terceira vitória no campeonato.
Em Vila de Rei esperava-se mais da equipa do Vilarregense. É bem certo que o adversário era e é poderoso, no entanto, perante o seu público era expectável que não deixassem que o Águias do Moradal ali chegasse, se impusesse e acaba-se por obter uma goleada. Á distância, a leitura que se pode fazer só pode ser uma: a equipa de António Belo está muitíssimo forte, nas quatro partida realizadas terminou três com goleada ( 7-1 ao Unhais, 4-0 ao Teixoso e novamente 4-0 ao Vilarregense) sendo por isso a equipa mais concretizadora do campeonato, com 16 golos obtidos. É obra !
Em Valverde aconteceu, também goleada. A equipa de Micas venceu por 4-1 e o que se pode dizer é que o resultado traduz exactamente a diferença de valores entre os dois conjuntos. O Valverde entrou forte, conseguiu chegar ao 2-0, mas depois adormeceu à sombra dos golos obtidos, originando, por via disso, uma reacção da Lardosa, que teve oportunidade para marcar o tento de honra. O aviso foi bem entendido pelos homens da casa que depressa se recompuseram e marcaram mais dois golos, concluído com um justo 4-1, numa partida muito mal jogada por ambos os contendores.
Na frente do campeonato ficou agora isolada a equipa fundanense da Desportiva, com 10 pontos, seguida de um trio composto por Moradal, Teixosense e V. Sernache, com 9 pontos, Pedrógão tem 8 e Atalaia e Valverde, seguem na 6ª posição com 7 pontos.
No próximo fim de semana o jogo da jornada joga-se na Atalaia do Campo, entre a equipa da casa e o Pedrógão, mas as deslocações do Fundão ao Teixoso e do Valverde ao Estreito são também jogos a considerar.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Plano Director Municipal

Já é possível consultar on-line o Plano Director Municipal de Penamacor.
Para isso, basta clicar AQUI.

ÁRBITROS PARA O DISTRITAL

Já são conhecidas as nomeações para a quarta jornada do campeonato distrital de futebol. Jogos que se realizam Domingo, às 15 horas.

No jogo grande, desta ronda, Márcio Lopes foi nomeado para dirigir a ADF – Atalaia do Campo. No Teixosense – Unhais da Serra vai estar Tiago Gonçalves; Carlos Silva vai dirigir o Vilaregense – Águias do Moradal, no Valverde – Lardosa vai estar Ricardo Fontes e Rui Dias vai dirigiro Sernache – Pedrógão.
Quanto a castigos, no Unhais, 15 dias de suspensão para o delegado Francisco Lagos, no Teixosense, Canário está suspenso por um jogo e Filipe Bragança por dois jogos.
Na Atalaia do Campo, o delegado António Ferreira, 15 dias de suspensão e André Cunha suspenso por um jogo.
No Lardosa, o clube foi multado em 45 euros, o treinador Hugo Sequeira e o delegado João Fernandes multados em 22,5 euros e o jogador Miguel Gonçalves está suspenso por um jogo.
Autor: César Duarte Ferreira in "Rádio Cova da Beira"

Repto lançado pela associação Adraces

Alunos da Ribeiro Sanches preparam DVD sobre o concelho

A ideia vai ser desenvolvida ao longo do ano lectivo por um grupo de jovens de 17 e 18 anos e pretende despertar o interesse pela história e cultura local.

O património do concelho de Penamacor vai ser estudado até ao final do ano lectivo por um grupo de alunos finalistas do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. O projecto “Penamacor na História e na Lenda” é inédito a vários níveis no concelho, a começar na edição em DVD. É também a primeira parceria que a escola faz com uma associação no âmbito da Área Projecto, uma área curricular em que os alunos trabalham em grupos e com temas definidos por si.
A iniciativa foi proposta à escola pela Adraces - a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul – e inserida no Programa Juventude em Acção. O trabalho começou em Setembro, mês de inicio do ano lectivo, com os primeiros passos da elaboração do projecto. Esta fase irá decorrer até ao final do primeiro período, por altura do Natal, com os alunos a distribuírem-se pelos temas, que têm em comum a ligação ao património. Os da área de letras vão trabalhar o património histórico-construído ou imaterial (como a etnografia), enquanto os colegas de ciências focam o trabalho no património natural. Esta é a regra mas há espaço para a excepção.
“Uma aluna da área científica está a trabalhar o património imaterial”, exemplifica António Canoso, o professor responsável pela Área Projecto. A acção envolve 15 jovens que tomam praticamente todas as decisões, o que na perspectiva do professor acaba por ser mais motivante para eles.
Depois das férias do Natal e do Ano Novo começa a fase da concretização e o último período, que arranca depois da Páscoa, é o da apresentação. O projecto termina em Junho de 2010 com a apresentação do DVD, mas António Canoso espera que não fique apenas por esta iniciativa.
“Não está descartada a hipótese de fazer outras actividades complementares”, diz o professor, que aponta exemplos como uma feira de sabores ou a elaboração de percursos pedestres. Tudo ideias que podem pegar.
Para Helena Pinto, a presidente do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, o projecto é mais uma oportunidade para abrir a escola à comunidade, mostrando que esta não é um gueto.
“Penso que vai permitir coisas muito interessantes e que vai ultrapassar as fronteiras do concelho de Penamacor”, diz a professora. Mas é também encarado como uma forma de dar a conhecer o concelho a quem é de lá, porque a informação é pouca e a que existe encontra-se algo desactualizada, como “O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda”, o livro de José António Landeiro publicado em 1938.
“Não há muito mais (…) este vai de certeza dar-nos a conhecer aspectos novos do nosso património histórico, cultural e ambiental”, espera Helena Pinto.
Para a elaboração do DVD os jovens da Ribeiro Sanches vão contar com acções de formação ao nível da dicção, colocação de voz e técnicas de representação. Está ainda prevista a construção de um blogue e uma exposição de fotografia, entre outras iniciativas que vão sendo pensadas em colaboração com o Pólo Raiano da Adraces, que fica na vila.
Para a associação esta colaboração assenta que nem uma luva na sua estratégia. António Realinho, director-executivo da Adraces, diz que a ideia é cada vez mais “fazer iniciativas que envolvam as pessoas que estão nos concelhos, nomeadamente as mais novas”.
“Estas terras, como Penamacor, têm futuro, mas tem de ser um futuro feito pelas pessoas que lá estão”, diz Realinho, que entende ser necessária a valorização de recursos como a Serra da Malcata e o seu lince ou os produtos tradicionais. Em Junho de 2010 se verá como o fazem os jovens do concelho.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Câmara Municipal:

Águas:
PS - 162
Coligação TPP – 67
CDU – 8

Aldeia do Bispo:
PS – 232
Coligação TPP – 153
CDU – 24

Aldeia de João Pires:
PS – 69
Coligação TPP – 103
CDU – 8

Aranhas:
PS - 149
Coligação TPP – 148
CDU – 6

Bemposta:
PS – 76
Coligação TPP – 46
CDU – 3

Benquerença:
PS – 294
Coligação TPP – 135
CDU – 13

Meimão:
PS – 198
Coligação TPP – 84
CDU – 7

Meimoa:
PS - 156
Coligação TPP – 119
CDU – 17

Pedrógão de S. Pedro:
PS – 305
Coligação TPP – 54
CDU – 11

Penamacor:
PS – 390
Coligação TPP – 532
CDU – 17

Salvador:
PS – 175
Coligação TPP – 179
CDU – 11

Vale da Senhora da Póvoa:
PS – 140
Coligação TPP – 89
CDU - 3

* Dados enviados por José Luís C. Santo.

Assembleia Municipal:

Águas:
PS - 161
Coligação TPP – 66
CDU – 7

Aldeia do Bispo:
PS – 231
Coligação TPP – 155
CDU – 20

Aldeia de João Pires:
PS – 67
Coligação TPP – 98
CDU – 8

Aranhas:
PS - 151
Coligação TPP – 146
CDU – 2

Bemposta:
PS – 80
Coligação TPP – 42
CDU – 4

Benquerença:
PS – 300
Coligação TPP – 125
CDU – 17

Meimão:
PS – 194
Coligação TPP – 80
CDU – 12

Meimoa:
PS - 147
Coligação TPP – 125
CDU – 19

Pedrógão de S. Pedro:
PS – 305
Coligação TPP – 54
CDU – 12

Penamacor:
PS – 414
Coligação TPP – 492
CDU – 30

Salvador:
PS – 183
Coligação TPP – 159
CDU – 19

Vale da Senhora da Póvoa:
PS – 136
Coligação TPP – 85
CDU - 7

* Dados enviados por José Luís C. Santo.

Assembleias de Freguesia

Águas:
Coligação TPP – 58
Ind. – 172

Aldeia do Bispo:
PS – 266
Coligação TPP – 142

Aldeia de João Pires:
PS – 67
Coligação TPP – 109

Aranhas:
PS - 147
Coligação TPP – 167

Bemposta:
PS – 82
Coligação TPP – 45

Benquerença:
PS – 342
Coligação TPP – 103

Meimão:
PS – 200
Coligação TPP – 88

Meimoa:
Coligação TPP – 118
CDU – 9
Ind. – 164

Pedrógão de S. Pedro:
PS – 350

Penamacor:
PS – 478
Coligação TPP – 463

Salvador:
PS – 211
Coligação TPP – 153

Vale da Senhora da Póvoa:
PS – 139
Coligação TPP – 86

*Dados enviados por José Luís C. Santo.

Meia Maratona "Tarzan Taborda"

Exposição "Presépios Regionais e do Mundo"


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Eleições Autárquicas 2009 - Candidatos Eleitos


O nosso amigo José Luís C. Santo, habitual participante neste blogue, envio-nos os dados exaustivos referentes à eleições autárquicas no nosso concelho. A ele o nosso bem haja, e votos de bom trabalho a todos os eleitos.
Para já, publicamos os nomes dos eleitos e esperamos em breve publicar também os resultados em número de votos de todo o Concelho.
Câmara Municipal – Candidatos Eleitos

Domingos Manuel Bicho Torrão - PS
Vítor Manuel de Sousa Gabriel – Coligação TPP
António Manuel da Conceição Cabanas – PS
Jorge Manuel Crucho Antunes – Coligação TPP
Ilídia Alves Crichinho Lelé – PS


Assembleia Municipal – Candidatos Eleitos

Jorge Filipe Teixeira Seguro Sanches – PS
António das Neves Bento – Coligação TPP
Porfírio Correia Saraiva – PS
Francisco José Pires Abreu Esteves – Coligação TPP
Sandra Maria Pires Vicente – PS
António José Morão Dias Lopes – PS
Manuel Crucho Esteves Robalo – Coligação TPP
Luís dos Santos Canês – PS
Abel Luís Cordeiro Robalo Martins – Coligação TPP
Andreia Sofia Nabais Martins – PS
Amadeu Soares Neves – PS
António Manuel Ribeiro Pinto – Coligação TPP
Rui Pedro da Silva Lopes Marcelo – PS
Daniel Fernando Martins Lopes – Coligação TPP
Guida Maria Matos Esteves Leal – PS


Assembleias de Freguesia – Presidentes de Junta Eleitos

Águas - Francisco José Canilho da Cunha Barreto – Ind.
Aldeia do Bispo - Manuel Joaquim Ribeiro Robalo – PS
Aldeia de João Pires - José Ribeiro Duarte – Coligação TPP
Aranhas - Luís Manuel Mendes Vaz – Coligação TPP
Bemposta - Luís Manuel Lourenço Tomé – PS
Benquerença - António Luís Beites Soares – PS
Meimão - Francisco José Sapinho Amaro de Campos – PS
Meimoa - Joaquim Augusto Romão Cabanas – Ind.
Pedrógão de S. Pedro - António Manuel Santo Pinto – PS
Penamacor - Orlando Dias Gonçalves – PS
Salvador - Joaquim José Justino – PS
Vale da Senhora da Póvoa - António Joaquim dos Reis Bogas - PS

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Raia seduz escuteiros

Com a escolha de Meimão para o Centro de Actividades Escotistas da Associação dos Escoteiros de Portugal, o distrito de Castelo Branco reforça o seu protagonismo entre os seguidores de Baden-Powell, o fundador do movimento a nível internacional.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE), a outra associação do género no nosso país, tem em Idanha-a-Nova o seu Campo Nacional de Actividades Escutistas, onde no Verão de 2007 cerca de 10 mil escuteiros portugueses e estrangeiros se juntaram para o primeiro centenário da criação do movimento escutista.
A estrutura do CNE fica no Monte Trigo, junto à barragem de Idanha-a-Nova.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Associação dos Escoteiros de Portugal escolhe região

Escoteiros instalam campo nacional na Malcata

O Centro de Actividades Escotistas será construído na aldeia de Meimão, no concelho de Penamacor. O protocolo já foi assinado mas falta o financiamento.

A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) escolheu a zona da Serra da Malcata para instalar o seu Centro de Actividades Escotistas. A estrutura de âmbito nacional vai ficar a cerca de um quilómetro de Meimão, uma aldeia do concelho de Penamacor. O protocolo para a construção foi assinado no último fim-de-semana entre a AEP, a Junta de Freguesia de Meimão e a Câmara Municipal de Penamacor.
O centro terá dormitórios, cozinhas, zona de refeição, sala de actividades e instalações sanitárias preparadas para cerca de uma centena de pessoas, de acordo com o projecto exposto no dia da assinatura.
As autarquias não esperaram pelo acordo no papel para avançar com as primeiras obras, asfaltando o caminho e instalando água e luz no local.
“É uma grande ajuda para o projecto se desenvolver ainda mais rápido”, diz Francisco Campos, o presidente da Junta de Freguesia de Meimão, proprietária dos terrenos.
Com esta atitude, as autarquias quiseram fazer ver à AEP que estavam muito interessadas em ter o centro no concelho de Penamacor, já que havia outros concelhos que o pretendiam.
“Dentro das alternativas existentes esta foi a mais interessante, pelo facto de ter uma barragem junto ao parque e de estar junto de uma reserva natural”, diz o chefe nacional da AEP, Nelson Raimundo. O campo previsto para Meimão é o segundo da associação, que possui uma estrutura na Costa de Caparica, no concelho de Almada. O objectivo é ter um centro de actividades junto à montanha.
O espaço pretende acolher acampamentos e acções de formação para dirigentes e jovens escotistas, estando ainda aberto a associações de outros países. Na Costa de Caparica a AEP já recebe jovens de vários pontos da Europa, relação que pretende estreitar no novo campo, que ficará localizado a poucos quilómetros da fronteira.
“Nós temos uma colaboração muito forte com as duas associações espanholas que utilizam de forma regular o nosso espaço na Costa e que certamente irão utilizar este”, espera Nelson Raimundo.
Outros dos beneficiados será o Grupo 163 de Penamacor da AEP, que ficará com o parque à sua disposição, diz o dirigente nacional.
Barragem espera turismo
Apresentada a ideia e assinado o acordo falta apenas o financiamento. O Centro de Actividades Escotistas de Meimão será candidato ao programa Leader, gerido pela Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul.
António Cabanas, vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor, diz que o facto de no projecto estar envolvida uma associação nacional como a AEP é um argumento forte para conseguir o financiamento. O centro é também visto como uma alavanca ao aproveitamento turístico da albufeira da Meimoa, algo que a autarquia persegue há muito.
“Temos uma barragem com 30 anos, uma reserva natural (Malcata), mas tem falhado o desenvolvimento turístico”, assume o autarca.
A lacuna poderá ser invertida com este centro e outro conjunto de obras já aprovado no âmbito do programa de cooperação transfronteiriça Interreg. A meta é a criação de estruturas como uma piscina flutuante, espaço de restauração, casas em madeira (bungalows) e de percursos terrestre e aquáticos, com barcos de recreio.
Outra aposta é a observação de aves (Birdwatching), actividade que a autarquia quer potenciar com a instalação de plataformas flutuantes para que as aves possam nidificar na barragem.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

3ª. JORNADA DO DISTRITAL

A jornada três do distrital voltou a ter mais duas goleadas. Será este o campeonato das goleadas ?

A Desportiva do Fundão foi quem mais marcou nesta jornada, à sua conta fora sete golos, por sua vez o Águias do Moradal, que também tem estado muito rematador, obrigou o adversário desta tarde a ir ao fundo das redes por quatro vezes.
O jogo mais importante da jornada realizou-se em Atalaia do Campo. Frente a frente estiveram duas equipas com aspirações no campeonato: a equipa da casa e o Vitória de Sernache. O desfecho foi algo surpreendente, considerando que pertenceram à equipa de Joca as melhores oportunidades para marcar, todavia, a equipa de Simões Gapo, jogando de forma inteligente, soube aproveitar os espaços que a equipa da casa lhe concedia para, em contra-ataque, os surpreender. Foi dessa forma que aconteceram os dois golos. O primeiro apontado aos 6 minutos, por Alan e o segundo, aos 62m por Ricardo André. ( crónica do jogo em separado).
No Estreito era esperado um jogo mais equilibrado, considerando a postura das duas equipas neste inicio de campeonato. Como se contacta pelos números finais deste jogo entre Águias do Moradal e Teixosense, não foi nada disso que aconteceu. Os comandados de António Belo assumiram desde inicio as despesas do jogo e disso tiraram as devidas vantagens. O primeiro golo foi apontado aos 4 minutos, por Esteves, abrindo, deste modo, a porta da goleada. Ainda antes do descanso, Edmilson assinou o segundo. Para complicar ainda mais as coisas para a equipa de Mário Pereira, o Águias, logo no primeiro minuto da segunda parte aumentou para 3-0, com um auto-golo de Chasqueira, que tinha entrado pouco antes na partida. O quarto golo foi da autoria de Saturnino, quando o Teixosense já jogava reduzido a dez.
Em Pedrógão o equilíbrio só se registou no resultado final. A equipa de Xana foi mais afoita, teve mais posse de bola, teve mais ocasiões para marcar, mas foram os homens de José Ramalho quem primeiro fez mexer o marcador. Estavam decorridos 39 minutos, num livre, Pira atirou para o fundo das redes da equipa da casa. O Pedrógão ainda conseguiu chegar à igualdade antes do intervalo, aliás, mesmo sobre o apito do árbitro para o descanso, com um golo de Luís Caronho, mas na segunda parte não conseguiu encontrar os caminhos da vitória, também, por mérito da equipa do pinhal.
Em Unhais da Serra a equipa da casa tem bons executantes, muito jovens, mas falta-lhes a experiência que tão fundamental se torna quando se disputa uma prova com tantos jogadores que o que não lhes falta é exactamente experiência. A Desportiva do Fundão acabou por não encontrar dificuldades para sair do Campo das Torgas com uma goleada à moda antiga. Venceu por 7-1, com os golos a serem apontados por Hélder Rodrigues, o primeiro, Ricardo Fonseca, fez o 2º e 3º, Petrolina, Ricardo Morais, João Mateus e de novo Petrolina marcaram, por esta ordem os restantes. O tento de honra do Unhais da Serra foi apontado por Gonçalo. Uma vitória fácil de mais para os comandados de João Laia.
Em Proença o Valverde esteve muito bem. Num jogo de equilíbrios, a única peça a desequilibrar acabou por ser Meireles, com um golo aos 27 minutos e que valeram os três pontos para a equipa de Micas. Uma vitória que se pode considerar justa, mas que não deixa de constituir surpresa.
Na Lardosa começou melhor a equipa do Vilarregense, ao ter marcado em primeiro lugar, mas a equipa do Centro Popular conseguiu dar a volta ao resultado, parecendo ter condições para somar os três pontos, contudo, já em período de descontos, ou para além destes, deixou-se surpreender com o golo do empate.
No topo da tabela classificativa agora já só estão dois clubes, Desportiva do Fundão e Vitória de Sernache, ambos com 9 pontos, mas como o campeonato promete, no domingo da próxima semana, o distrital vai ter jogos muito interessantes, desde logo, o derby do concelho do Fundão, AD Fundão – Atalaia do Campo, mas V.Sernache – Pedrógão e o Oleiros-Proença são jogos a considerar e a ter em conta.

Autor - José Joaquim Ribeiro in Radio Cova da Beira

Resultados eleitorais na Freguesia de Pedrógão de São Pedro

Assembleia de Freguesia:
PS – 350 votos / 87,94 %
Brancos – 37 votos / 9,3 %
Nulos – 11 votos / 2,76 %

Assembleia Municipal:
PS – 305 votos / 76,63 %
PSD/CDS/MPT – 54 votos / 13,57 %
PCP/PEV – 12 votos / 3,02 %
Brancos – 17 votos / 4,27 %
Nulos – 10 votos / 2,51 %

Câmara Municipal:
PS – 305 votos / 76,63 %
PSD/CDS/MPT – 54 votos / 13,57 %
PCP/PEV – 11 votos / 2,76 %
Brancos – 15 votos / 3,77 %
Nulos – 13 votos / 3,27 %

Votantes: 398
Inscritos: 668

Fonte: http://www.autarquicas2009.mj.pt/

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Campanha de solidariedade na origem de nova associação

Ajudar com um pé em África e outro em Penamacor

Os primeiros donativos recolhidos na região pela associação Solidariedade sem Fronteiras seguiram para Lisboa, mas ainda há espaço no contentor que vai para Moçambique.

O concelho de Penamacor tem uma nova associação vocacionada para o apoio social a países africanos, mas também à região onde está implantada. Na origem desta está um projecto de solidariedade que levou Andreia Martins a Moçambique entre Novembro de 2007 e Março de 2008. Neste período a jovem penamacorense trabalhou numa aldeia da província de Inhambane, onde contactou com crianças órfãs e se apercebeu das necessidades dos habitantes locais.

De regresso a Portugal ficou a vontade de continuar a ajudar aqueles com quem tinha contactado. É então que começa a recolha de donativos com destino à antiga colónia portuguesa, tendo como meta encher um contentor que viajaria por via marítima. Ao longo dos últimos meses a campanha foi crescendo e em Julho passou mesmo pela Feira das Actividades Económicas de Penamacor, onde esteve a recolher donativos e mostrou alguns dos objectos tradicionais que trouxe de Moçambique.

A vontade passava pela formação de uma associação, como Andreia Martins transmitiu ao Reconquista em Maio deste ano. Objectivo que acabou por ser cumprido nos últimos meses, com o registo no Conservatório Notarial de Competência Especializada de Castelo Branco. O nome escolhido diz tudo: Solidariedade sem Fronteiras.

Andreia Martins – que assume a direcção com Pedro Agapito e João Antunes - explica que a associação “tem vários objectivos, nomeadamente o apoio a jovens, idosos, desenvolvimento local, formação” entre outras ideias que aguardam concretização. Tal como uma sede, necessidade que vai sendo colmatada com a ajuda da Junta de Freguesia de Aldeia de João Pires, que disponibilizou a cave da sua sede para que o trabalho não pare. No espaço acumulam-se caixas e sobretudo sacos de roupa, que nos últimos dias foram transportados para Lisboa e colocados dentro do ansiado contentor. Ainda sobrou algum espaço e por isso a Solidariedade sem Fronteiras vai continuar a reunir donativos até dia 17 de Outubro, seguindo para a capital no dia 22.

Os donativos têm chegado de vários locais.“Trouxemos imensas coisas de Castelo Branco de outras associações que nos apoiaram”, diz Andreia Martins, que enumera os casos da freguesia de Boidobra (Covilhã) e do Vale da Sr.ª da Póvoa, aldeia penamacorense onde foi dinamizada por Renato Silva e Susana Almeida. A associação contou ainda com os apoios da Câmara Municipal de Penamacor, Sporting Clube da Covilhã, Associação Desportiva da Estação, Cruz Vermelha de Vilar Formoso, Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco e da empresa de transporte de mercadorias Arnaud.

O trabalho não pára com a primeira remessa para Moçambique e a Solidariedade sem Fronteiras está de olho em Angola. No entanto os donativos que não puderem seguir para África serão distribuídos por instituições portuguesas.

“Precisamos muito de financiamento, isto não se faz só pela nossa vontade”, diz Andreia Martins. Pela frente há ainda muito trabalho e ideias que começam a ganhar corpo, como um projecto de integração social vocacionado para deficientes.

A Solidariedade sem Fronteiras está na internet em http://solidariedadesf.blogspot.com, podendo ser contactada através do endereço de correio electrónico solidariedadesf@gmail.com ou pelo telefone 96 887 41 15.


Autor: João Carrega in jornal "A Reconquista"